Faltam

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Bem-estar Estratégico: Alavancando o Poder Holístico dos Prebióticos para ter Vantagem Competitiva

Imagem de Jen P no Unsplash

Imagem de Jen P no Unsplash

Compartilhar

Quando se trata de saúde e bem-estar, os consumidores já não se contentam apenas com benefícios de saúde isolados. Além do terreno familiar da saúde intestinal, uma mudança profunda está em curso – a busca pelo bem-estar holístico transcende fronteiras tradicionais. Na verdade, prebióticos como as fibras de raiz de chicória orquestram uma interação harmoniosa entre o intestino e o organismo humano, alcançando muito além dos limites do intestino grosso.

Benefício Primário dos Prebióticos: Apoio à Saúde Intestinal

Ao alcançarem o intestino grosso, os prebióticos se tornam gatilhos para as bactérias benéficas, estimulando seu crescimento e atividade. Esse processo aumenta a síntese de produtos benéficos, fortalece a barreira intestinal, melhora as funções do intestino humano e o protege contra a entrada de patógenos. Apesar do que se possa supor, no entanto, as vantagens desse evento se estendem além do intestino.

Os Benefícios dos Prebióticos Vão Muito Além do Intestino Grosso

Morada da maioria dos microorganismos intestinais, o intestino grosso é um centro de produção hormonal, de respostas imunes e absorção de minerais, entre outras funções. Ao influírem sobre o ambiente intestinal, os prebióticos contribuem para apoiar o sistema imunológico, facilitar a absorção de cálcio – importante para uma saúde óssea ideal, e para influenciar outros órgãos.

Metabólitos produzidos pelas bifidobactérias atravessam a circulação sistêmica, impactando o cérebro, regulando a fome e a saciedade, alcançando os rins e o fígado. Essa relação dinâmica reforça a importância do bom funcionamento do intestino grosso para a saúde geral e abre caminhos para possíveis intervenções em casos de inflamação sistêmica, obesidade, diabetes e outros distúrbios.

Imagem de Farsai Chaikulngamdee no Unsplash
Imagem de Farsai Chaikulngamdee no Unsplash

Efeitos Holísticos dos Prebióticos na Saúde

Após reconhecer o impacto holístico dos microorganismos intestinais benéficos, os potenciais efeitos na saúde dos prebióticos continuam a se expandir. As fibras de raiz de chicória, por exemplo, emergem como superalimentos versáteis que podem ter benefícios relacionados à saúde digestiva, ao suporte imunológico, à saúde óssea, à gestão do açúcar no sangue e do controle de peso, além de benefícios cardiometabólicos e mentais. Um estudo recente publicado por Jackson et al. (2023) mostra que a oligofrutose sozinha e em combinação com 2’fucosilactose, um oligossacarídeo do leite materno (HMO), melhora significativamente o humor, incluindo parâmetros relacionados à depressão e ansiedade.

Imagem de Artem Beliaikin no Unsplash
Imagem de Artem Beliaikin no Unsplash

Explorando a Tendência do Bem-Estar Holístico

Os consumidores de hoje estão procurando produtos que não apenas apoiem a saúde intestinal, mas também contribuam para o bem-estar geral. De acordo com um relatório de uma das principais empresas de pesquisa de mercado – Nielsen, 73% dos consumidores expressam interesse em produtos que promovam o bem-estar holístico, indicando uma oportunidade para uma abordagem abrangente, além da saúde intestinal. Explorar o impacto dos prebióticos na saúde geral, não apenas na função intestinal, pode ajudar a atender às necessidades dos consumidores por produtos ricos em prebióticos como contribuintes para a saúde geral, alinhando-se com a tendência de bem-estar holístico. A ligação entre saúde intestinal e sistema imunológico mostra uma oportunidade de explorar a saúde interna e o bem-estar geral. Conectar os prebióticos à saúde mental e ao bem-estar por meio de um estado de humor elevado é uma maneira criativa de explorar o eixo intestino-cérebro.

Imagem de Monika Grabkowska no Unsplash
Imagem de Monika Grabkowska no Unsplash

Bem-Estar no Posicionamento do Produto: “Alimentos do Humor”

Produtos lácteos enriquecidos com fibras de raiz de chicória mostram um interesse crescente em investir em benefícios de relaxamento e contentamento, especialmente nos Estados Unidos, Europa e alguns países da América Latina. Esse conceito pode ser aplicado em várias categorias – imagine uma bebida relaxante, iogurtes calmantes ou sucos que tranquilizam. Pense em marcas que incorporam termos como ‘relaxar’, ‘noite’ ou ‘boa noite’, combinados com sabores que evocam serenidade e ingredientes funcionais como fibras de raiz de chicória, oferecendo aos consumidores uma experiência que engloba mais do que nutrição: sensação de bem estar e plenitude.

Isso é o que os prebióticos com benefícios comprovados para o humor, como as fibras da raiz de chicória, podem oferecer em produtos para os consumidores e como parte do poder holístico dos prebióticos para obter vantagem competitiva.

 

Referências
BENEO Institute. (2023). How can the large intestine influence health? Prebiotic chicory root fibres, the gut microbiome and cross talk with the human organism. Fact Sheet. 7 pages.
Cryan et al (2019) Physiol Rev 99(4):1877–2013; https://journals.physiology.org/doi/pdf/10.1152/physrev.00018.2018
Hughes et al (2021): The Prebiotic Potential of Inulin-type Fructans: A Systematic Review. In: Advances in nutrition (Bethesda, Md.) 13 (2), S. 492–529. DOI: 10.1093/advances/nmab119
ILSI Europe (2022); Dietary probiotics, prebiotics and the gut microbiota in human health. Citation: https://doi.org/10.5281/zenodo.6394212
Jackson et al. (2023) Am J Clin Nutr. https://ajcn.nutrition.org/article/S0002-9165(23)66114-3/fulltext
Mintel. (2022). Global Food and Drink Trends 2022.
Nagy et al (2022): Effect of chicory-derived inulin-type fructans on abundance of Bifidobacterium and on bowel function: a systematic review with meta-analyses. In: Critical reviews in food science and nutrition, S. 1–18. DOI: 10.1080/10408398.2022.2098246.
Este é o artigo número quatro de uma série de 12 artigos explorando os prebióticos e seu potencial para agregar valor e inovar na indústria de alimentos e bebidas. Esta série é apresentada pelo NIS HUB e BENEO, um dos principais produtores e fornecedores de ingredientes à base de plantas com benefícios para saúde e nutrição. Nesta série, exploramos as fronteiras dos prebióticos, nutrição e saúde para impulsionar a inovação em alimentos e bebidas.
Artigo escrito por Renata Càssar, Gerente de Comunicação em Nutrição para América Latina na BENEO/Instituto BENEO. Renata é uma especialista no assunto com graduação em nutrição, mestrado e MBA. Em sua função atual na BENEO e Instituto BENEO, Renata tem o papel de interagir com clientes e profissionais de saúde, compartilhando conhecimentos que fundamentam os ingredientes da BENEO.

Cadastre-se em nossa newsletter para não perder nenhuma atualização do nosso hub de conteúdo!

Leia também

Photo by Jimmy Dean on Unsplash
Artigos

Acelerando a Inovação em Alimentos por meio dos Prebióticos

Existem razões multifacetadas pelas quais os prebióticos comprovados se destacam como verdadeiros agentes transformadores, possibilitando inovação enquanto melhoram a alimentação dos consumidores. Tendências Alimentares e

Contato