Inovação – a palavra do ano.

Afinal, todos nós, de alguma forma e em certa medida, fomos impactadas por ela e fizemos dela, nossa realidade e mecanismo para colocar nosso dia a dia de volta nos trilhos.

Com a indústria de alimentos não foi diferente. A inovação, não é só uma necessidade, mas também um fator de sobrevivência em um mercado onde consumidores demandam constantemente por novos produtos que consigam aliar sabor, nutrição, qualidade e segurança.

Diante deste cenário, a ciência do alimento ganha força abordando aspectos como nutrição, sensorialidade, marketing, logística, legislações e gestão da qualidade.

No que tange à nutrição, nas últimas décadas, a especialidade experimentou forte desenvolvimento, impulsionada pelo crescimento dos alimentos funcionais e pela criação da nutrigenômica/nutrigenética, resultado da união da nutrição à genômica/genética.

Dos estudos dos processos de combustão dos alimentos realizados por Lavoisier no século XVIII, passando pela Era das Vitaminas até chegarmos ao intenso estudo dos microrganismos que possibilitou o nascimento da moderna biotecnologia no século passado, a indústria de alimentos demostra seu vértice inovador que impulsiona toda uma sociedade.

Uma verdadeira revolução vem sendo implantada, principalmente aquelas que envolvem áreas como insumos, biotecnologia, bens de capital e embalagens. Sem esquecer da nanotecnologia onde as possibilidades de desenvolvimento de ingredientes para alimentos são enormes e poderão contribuir para gerar benefícios concretos para os consumidores.

Mas quais os principais desafios para o futuro??

Embalagens inteligentes, NuFood, alimentos personalizados, redução do desperdício,  transição nutricional e a estrutura da demanda global de alimento já são uma realidade desafiadora para a indústria .

E para você, como essas tecnologias podem afetar o consumo de alimentos saudáveis? Comente e compartilhe com seus contatos.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *