Faltam

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Nutrição personalizada para uma menstruação saudável

Compartilhar

Ter uma menstruação saudável é um direito de todas as mulheres. Com a indústria de alimentos evoluindo e se adaptando às suas necessidades, a nutrição personalizada surge como uma oportunidade promissora para promover o bem-estar feminino. Neste artigo, iremos explorar as complexidades do ciclo menstrual e como a alimentação pode ser uma aliada para ter uma menstruação saudável.

Quebrando tabus e promovendo uma menstruação saudável

A menstruação ainda é frequentemente considerada um tabu, resultando em mulheres falando sobre isso em voz baixa e com certo constrangimento. No entanto, a compreensão é o primeiro passo para promover uma uma menstruação saudável. Afinal, segundo o censo do IBGE realizado em 2022, existem cerca de 5 milhões a mais de mulheres do que homens no Brasil.

Com isso, e considerando toda a complexidade do corpo feminino, o ciclo menstrual é uma jornada que envolve várias fases, cada uma com suas próprias necessidades nutricionais e físicas. A compreensão dessas fases permite uma abordagem mais eficaz e personalizada para construirmos um caminho mais acessível rumo a uma menstruação saudável.

Fase Folicular (Menstruação): nesta fase, o estrogênio está em ascensão, e as mudanças hormonais podem causar desconforto. Melina Gonçalves, Coordenadora de Vendas na Mastersense destaca que consumir chás calmantes e alimentos ricos em ferro pode ajudar a aliviar cólicas e a repor nutrientes perdidos nesse período.

Fase Ovulatória: caracterizada pela liberação do óvulo, é uma fase de energia elevada. Aqui, alimentos como mix de frutas e frutas secas podem fornecer energia, enquanto atividades intensas, como spin, são ideais para esse momento.

Fase Lútea: nesta fase, o corpo lúteo produz estrogênio e progesterona. A busca por chocolate nesse período não é acidental. Ainda de acordo com Melina, o chocolate amargo pode aumentar a serotonina, melhorando o humor durante a TPM.

Mas como a indústria de alimentos pode se adaptar a essas necessidades?

A indústria alimentícia vem se movimentando para tratar esse assunto com mais abertura. Com a inovação constante, é possível observar um aumento na criação de produtos que se adequam às diferentes fases do ciclo menstrual. Desde chás funcionais a suplementos enriquecidos, o mercado tem se dedicado a atender as necessidades específicas desse público.

Fase Folicular: desenvolver chás funcionais, iogurtes alternativos com ingredientes para aliviar cólicas e alimentos que ajudam a metabolizar o estrogênio. Reduzir o açúcar e sódio em produtos e explorar tecnologias de modulação de sabor.

Fase Ovulatória: criar produtos ricos em proteínas e energia, como barras de proteína e snacks saudáveis. Oferecer sabores indulgentes e saudáveis ao mesmo tempo.

Fase Lútea: produtos como chocolate amargo, gominhas de suplementação com vitaminas e minerais, alimentos ricos em ferro e opções para satisfazer os desejos de alimentos.

À medida que a indústria de alimentos continua a evoluir, é fundamental abraçar a oportunidade de nutrição personalizada para mulheres em diferentes fases do ciclo menstrual.

Nutrição personalizada para uma menstruação saudável

A nutrição personalizada é uma abordagem promissora para otimizar o bem-estar feminino e contribuir para uma menstruação saudável. Melina explica que com a Mastersense, não apenas são distribuídos ingredientes e aromas, mas também é oferecido suporte técnico para desenvolver produtos personalizados para cada mulher.

Nesse sentido, a indústria de alimentos está respondendo às necessidades das mulheres com produtos específicos. Chocolates com zinco, magnésio e vitaminas, barras com proteínas vegetais e bebidas proteicas enriquecidas são exemplos de produtos que podem ajudar a equilibrar a nutrição durante o ciclo.

Chocolates Enriquecidos: produtos brasileiros, como o chocolate 60% cacau, oferecem benefícios adicionais, incluindo zinco, magnésio e vitamina BCS, sem açúcar.

Barras Energéticas: uma opção holandesa que combina fibras, magnésio e proteínas vegetais.

Bebidas Proteicas: produtos vendidos na Nigéria, ricos em vitaminas e minerais.

Como ter mais bem-estar e uma menstruação saudável

A saúde menstrual não deve ser um tabu, mas sim uma oportunidade para cuidar das necessidades específicas das mulheres. Com uma abordagem personalizada, a indústria de alimentos pode ajudar as mulheres a enfrentar essa fase com confiança e vitalidade. Afinal, quebrar tabus e falar abertamente sobre menstruação saudável é o primeiro passo para promover uma jornada mais positiva.

O investimento em pesquisa e desenvolvimento é essencial para criar soluções inovadoras que atendam às necessidades das mulheres. E lembre-se sempre de consultar um profissional de saúde antes de fazer alterações significativas em sua dieta ou iniciar qualquer regime de suplementação. Isso porque cada mulher é única, e a nutrição personalizada deve ser adaptada às suas necessidades individuais.

Gostou do conteúdo? Cadastre-se em nossa newsletter para não perder nenhuma atualização do nosso hub de conteúdo!

Fonte: conteúdo baseado na apresentação de Gisele Bannwart, PhD, Diretora Global de Inovação da Key Accounts, realizada durante o Webinar NIS Women’s Healthy Day.

Cadastre-se em nossa newsletter para não perder nenhuma atualização do nosso hub de conteúdo!

Leia também

Contato